Elis Busanello

2 min

VALORES

Os valores são o norte das nossas escolhas. Fico triste quando que algumas pessoas vivem uma vida difícil, sem contemplar aquilo que o coração delas pede para ser atendido.
 
Provavelmente você conhece alguém que vive a vida dos outros, que se deixa de lado e leva uma vida sem realizações pessoais. Pode ser que em algum momento isto também aconteceu com você. Ou acontece quase sempre?
 

A causa disto é que você não está atendendo aos seus valores e está se iludindo com uma vida que não nutre a sua alma.
 
E se você pudesse saber porque se apaixonou por "aquela" pessoa?
 
E se você pudesse compreender porque quis aquele trabalho e porque depois não quis mais?
 

Todos temos valores que regem como vivemos, ou como queremos viver. Tem os valores gerais da vida e tem os valores relacionados a cada área da sua vida.
 
A identificação dos seus valores ampliará o seu autoconhecimento e você se sentirá confiante nas decisões. Ficar ou sair de um relacionamento, investir ou não investir em algo, fazer trabalho social, reunir a família, etc, tudo fica mais claro quando você sabe quais são os valores da sua vida e das áreas específicas.
 

Pergunte-se: - O que é importante para mim? O que eu não abro mão? O que acontece na área X e me deixa muito feliz? O que falta quando eu estou insatisfeito?
 

Observe as pessoas que você admira (ou não) e vai saber porque você está identificado com elas (ou não está). Valores como família, amor, prosperidade financeira, saúde, trabalho, amizade, respeito, liberdade, paz, estão relacionados à vida, à finalidade da existência.
 

E tem os valores que você relaciona a cada área. Escolha uma área e veja o que é importante que exista lá, para você ficar satisfeito. Ex: Sobre o trabalho, identifique os valores de conduta, as situações que se manifestam na prática do dia a dia, como horários, relacionamentos, acordos, salário, oportunidades, etc.
 

Valores e crenças são muito importantes. Os valores são diretrizes do coração. As crenças são diretrizes da mente. Você pode ter ótimas escolhas em ambas e ser uma pessoa positiva para si e para a sociedade.