top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

AUTONOMIA

AUTONOMIA para viver a liberdade

Se tem uma coisa que posso afirmar hoje, é que vejo os olhos das pessoas brilharem quando falam em ter autonomia. Mas o problema é que isto não acontece com a maioria das pessoas e, elas dizem que estão muito atarefadas, sem tempo para fazer o que querem. Com a vida dominada por tarefas indesejadas, elas ficam frustradas, sem energia, frágeis e dependentes dos outros. E isto causa problemas ainda maiores por serem inseguras. No trabalho e na fica pessoal, são apáticas, não tem iniciativa e proatividade. E isto deixa algumas muito mal, pois percebem que acabam sendo péssimos exemplos para os seus filhos. Talvez você também já tenha reparado que isto está acontecendo com muitas pessoas. Pode ser que alguém que você conhece depende de você para muitas coisas. E provavelmente, em alguma situação ou área da vida, você também já esteve assim, ou está neste momento.

Isto acontece porque na história das pessoas, tem um forte registro de comando, controle e punição, então elas internalizaram que agir pode ser perigoso, pois os erros serão punidos. Então a apatia e a frustração, são estados ruins, mas com menos risco.

Entretando, todos gostam de sentir que tem poder para decidir e agir. Quando você diz "eu posso fazer isto" sua força aumenta. Provavelmente você também gosta de ver as pessoas que você ama também experimentando a autonomia e sentindo-se felizes com as conquistas delas. Para conquistar autonomia você vai praticar este passo a passo:

Horas de vôo - Treine! Você vai se tornar melhor naquilo que praticar mais; Plano de vôo - Saiba onde você quer chegar e o que vai precisar para chegar lá; Tripulantes - Reúna os recursos necessários (combustível) e coloque a sua máquina para voar.

A #autonomia traz a maravilhosa sensação de ter #poder. Você fica #autoconfiante e energizado. Aprecia a vida e os seus #resultados. Sua #autoestima melhora.


bottom of page