top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

O APOIO DO COACH

Coaching é um relacionamento onde uma pessoa se compromete a apoiar e a acompanhar outra pessoa a atingir um resultado. Esta relação conduz a aquisição de novas competências para facilitar as mudanças e para atingir as metas. Trata-se de comprometimento não só com os resultados, mas também no desenvolvimento e realização do cliente.


Eu coloco meus 100% de entrega e peço que o cliente coloque os 100% dele. Durante o processo, vamos construir um roteiro de ações para sustentar o foco nos objetivos. O coachee é apoiado para ampliar a visão das possibilidades que tem e dos recursos que tem, e os recursos que precisa desenvolver para atingir os resultados desejados.


O bom treinamento pode suprir demandas de competências técnicas e/ou capacidades específicas. O coaching é mais do que isso, pois assume o compromisso de acompanhar a pessoa, dando suporte para ela atingir os seus objetivos. E isto inclui fortalecer autoconfiança, determinação, foco, disciplina, desenvolver a comunicação, expandir a autoconsciência, e muito mais. As evidências concretar revelam os resultados mensuráveis. Os benefícios subjetivos, que incluir a inteligência emocional e espiritual, a qualidade de vida e a felicidade, são significativos e difíceis de mensurar. Por isto o coaching é o processo de maior assertividade para dar suporte na vida pessoal e profissional.



Uma qualidade significativa do coaching é conduzir o cliente a sentir-se no poder de transformar a sua vida, tomando para si a responsabilidade de fazer as mudanças. Coaching é sempre sobre si mesmo em relação ao cenário e aos demais.


Outro aspecto importante diz respeito a confidencialidade na relação. Nas empresas, a quem o colaborador pode confiar suas fragilidades? Ao assumir responsabilidades, o líder vai ficando mais só, ao mesmo tempo que as exigências e pressão aumentam. O coach é a pessoa para quem ele vai confiar suas dúvidas, medos, inseguranças, fragilidades, desejos de aperfeiçoamento e mudanças. Trata-se de uma relação de confiança mútua. Nos atendimentos de coaching pessoal, acontece da mesma forma, pois certos assuntos não frutificam no diálogo com os pares, que fazem parte da dificuldade ou do problema, que trouxe a pessoa para o coaching. É preciso que o um profissional traga luz para as situações e tudo é mantido pelo acordo de parceria entre coach e coachee.


O coach estimula o cliente a identificar seus valores, crenças, critérios e propósitos, facilitando a percepção e a manutenção integridade, a que chamo de ecologia pessoal. O coachee é desafiado a sair das queixas e justificativas para assumir o controle da sua vida, criando e colocando em prática o plano da sua mudança.


Coaching é para enfrentar os desafios a superar, com coragem para enfrentar as limitações, aprender e desenvolver recursos para fazer as mudanças.


Elis Busanello

Master Coach




bottom of page