top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

COACHING para mudanças consistentes


Quem escreve se expõe. Quem defende posições se expõe. Faço isto a respeito do Coaching porque acredito muito no processo. Meus clientes fazem significativas mudanças em suas vidas. E isto me alegra muito e me move a registrar aqui as minhas percepções.

A principal referência é o precursor Tim Gallwey, que começou esta exposição no esporte, e com a criação do Inner Game, contribuiu substancialmente no ramo dos negócios. A partir dele, surgiram excelentes coaches, enfrentando as ideias tradicionais, com metodologia de mudanças rápidas e consistentes.

O Coaching é um processo de parceria entre coach e coachee, para o cliente (coachee) alcançar as suas metas.

O coaching tem crescido vertiginosamente tanto no Brasil como em muitos países, porque as pessoas estão se dando conta que elas podem ter resultados melhores, tanto mensuráveis quanto em qualidade de vida e felicidade. Pessoas que querem verdadeiramente uma mudança, se desenvolver e melhorar, buscam o coaching, que tem se apresentado como uma ferramenta eficiente e eficaz nos processos de aprendizado, liderança, desenvolvimento humano e organizacional.

Infelizmente a popularização do termo e da atividade, está incentivando tanto os competentes quanto os despreparados a aderir como atividade. O profissional coach necessita desenvolver competências específicas que o habilitem a atuar no processo de Coaching, e isto começa com um background de mapas do conhecimento. As ferramentas específicas por si só não serão suficientes para chegar aos gatilhos de mudança. O coach bem preparado tem conhecimentos nas áreas do comportamento humano, estuda personalidades, processos psicoespirituais como o Eneagrama, neurociências, PNL, conhece e está apto a aplicar assesstments, tem referências de profissionais gabaritados, enfim, tem uma jornada de conhecimentos e experiências que lhe dão suporte para ajudar as pessoas, tanto no campo pessoal quanto profissional.



Pessoas que “leem uma única cartilha” não conseguirão ajudar outras pessoas com suas diferentes demandas e personalidades. Muitas vezes os clientes chegam depois de passarem por processos de Psicoterapia, Constelação Sistêmica, Thetahealing e outros. Um coaching bem preparado conhece estes processos e pode aproveitar estas bases anteriores do cliente, para conduzi-lo a encontrar suas respostas. Um profissional capacitado consegue interagir com o mundo do cliente com empatia, pois o seu modelo mental é expandido e flexível.


Coaching é sobre mudança de mindset sim. Mas atenção, é o cliente que aponta para onde ele quer mudar. Os coaches são condutores e não consultores ou mentores.


Elis Busanello

Master Coach


Se você quer ajuda para fazer uma mudança rápida e consistente na sua vida, conte comigo! Meu whatsapp é (47) 99633 1857. Responderei você o mais rápido possível.

bottom of page