top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

EMPATIA

Vamos falar sobre empatia? Fico triste de ver pessoas sendo excluídas porque elas "não correspondem às expectativas, são julgadas, rejeitadas e excluídas. E elas sentem a dor de serem rotuladas como inadequadas, impróprias, invisíveis. Quer ver uns exemplos? Está chovendo muito e acumula água na rua. Vem os carros e entram sem dó nas poças d´água, molhando as pessoas que caminham na calçada. Você já viu isto acontecer?

Provavelmente você conhece alguém que julga outra pessoa, que não considera que o outro tem sentimentos. Talvez você já tenha sentido na pele o que é ser "medido com a régua" de outra pessoa e você pode ter sido julgado, excluído ou desconsiderado, até mesmo dentro da sua família. Pode ser que você já tenha sido ignorado ao chegar em um ambiente novo. As pessoas fizeram de conta que nem viram você. Assim como vemos jovens saudáveis fazerem de conta que não estão vendo idosos em pé no corredor do ônibus. E isto é provocado pelo ego de quem quer se dar bem, mesmo que fique ruim para outros. Por aqueles que julgam o cabelo rasta como sujo e a careca de quem faz quimioterapia como a prova de que esta pessoas criou o câncer, por não saber lidar bem com a vida. Apontar alguém que faz um tratamento tão difícil como responsável pela doença, é no mínimo, muito cruel. Portanto, falta de empatia é egoísmo e crueldade.

Para mudar isto precisamos fazer uma campanha de #boavontade e #inclusão. Atitudes muito simples aumentam a #empatia e pavimentam o amor. São elas: - Cumprimente as pessoas, olhe nos olhos e sorria; - Deixe limpos todos os lugares por onde você passa; - Demonstre interesse e ouça atentamente as pessoas; - Respeite as filas, dê o lugar na fila ou pergunte se a pessoa chegou primeiro; - Seja gentil, segure a porta do elevador e ajude com as sacolas de compras.

Quando as pessoas entendem que ninguém é igual, melhor ou pior, que as diferenças enriquecem as relações e que os velhos conquistaram anos de vida, então "calçam o sapato do outro" e ajudam a construir um mundo com mais #amor e #união. E todas as pessoas merecem pertencer e receber amor.




bottom of page