top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

FILOSOFIA BUDISTA

Segundo o #budismo, todos nós vivemos com duas motivações básicas: evitar o sofrimento e encontrar a felicidade. Seguirei aqui a #filosofia #budista, tão sábia, tão antiga e mais contemporânea do que nunca. Milhares de pessoas se distribuem em escolas de #yoga, fazem cursos para aprender a meditar ou ensaiam seus primeiros passos na busca da elevação em meio a dias turbulentos mundo afora. Paralelo a isto, a tirania da aparência leva multidões em marchas isoladas a verdadeiros sacrifícios em nome da beleza. Uma estética duvidosa que torna todos parecidos em suas faces plastificadas.


Questiono-me diariamente: - Qual o #propósito desta busca? Eu mesma já fiz meus esforços estéticos para aumentar o lábio, diminuir o bigode chinês e levantar o nariz. Consegui tudo isto, mas perdi a naturalidade do sorriso. Ufa!!! Ainda bem que estes recursos que nos vendem como definitivos não são tão definitivos assim e eles realmente diminuem a “performance estética” a que se propõem, em alguns poucos anos e, muitas(os) pessoas como eu, conseguem recuperar a naturalidade da aparência #original, com seu ritmo natural de #mudanças.

A harmonia e o equilíbrio quando encontrados, praticados e mantidos, nos dão uma condição especial de ser que é percebido pelas outras pessoas e, naturalmente pode ser copiado. Acredito que as pessoas que encontram este estágio de vida, saem espontaneamente de seus retiros domésticos e profissionais e podem tornar-se exemplos para outras pessoas mais jovens, mais velhas, mais ricas, mais pobres, mais cultas... menos ignorantes, não importa, para aquelas que estão abertas a aprender.

Comigo tem sido assim. Busco constantemente exemplos de atitudes, de amor, de fé, de inteligência cognitiva aplicada ao bem e, principalmente de inteligência emocional, para ser e estar melhor comigo mesma e com os outros.

Acontece que, lá pelas tantas, a vida dá uma virada e você convocado a usar todos os seus recursos adquiridos em estudos e, principalmente nas próprias experiências. Vale a pena? Lógico que vale! Pelos menos na minha vida tudo tem valido a pena e, por favor, não se zangue comigo porque eu frisei que na minha vida está valendo (eu não posso falar pela sua vida), mas garanto que encarando de frente, com verdade e garra nas atitudes, amor e fé no coração, você também chegará a mesma conclusão.

A vida é mágica. Por isto repito a frase que aprendi este ano e está fazendo uma grande diferença na minha vida: O que somos foi um presente de Deus. O que nos tornamos é o nosso presente para Ele. E esta é certamente a verdadeira beleza. Aperfeiçoar a si mesmo, superando convenções coletivas, encontrando individualidade e se reconhecendo como parte de um plano maior.


Elis Busanello





bottom of page