top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

Gerencie sua gaveta

Em vários trabalhos para os quais fui contratada, principalmente palestras, me solicitaram para "dar uma força para os líderes", fazendo com que a equipe tenha mais abertura para ser conduzida, reduzindo ranços de convivência e características de personalidade. Ouço as pessoas dizer que a troca do líder já foi feita e continuam dizendo que o problema é a gestão. Eu gosto muito da #autorresponsabilidade como caminho certo de progresso nas ações individuais e coletiva. Quando atribuímos aos outros, nos isentando de #responsabilidade, abrimos mão de #oportunidades valiosas, para aprender a crescer e se desenvolver.


Nas palestras, procuro modular o estilo da apresentação, conforme o tema abordado, mas o tom leve e descontraído, é uma marca pessoal. E daí eu me aproveito dele para questionar o olhar sobre as lideranças, perguntando: - Como está a arrumação da sua gaveta de calcinhas e/ou cuecas? Não precisam responder, apenas lembrem desta gaveta, sobre a qual, provavelmente, você tem o comando. Muito bem, se você não está conseguindo manter a organização da sua gaveta, isto significa que você precisa de um gerente para esta tarefa?




Fazer aquilo que considera importante que o outro faça, é um passo importante para elevar o nível da entrega e dos resultados pessoais. Pare de perder foco e tempo precioso olhando o lençol sujo no varal do vizinho. Antes, limpe os vidros das suas janelas. Vai ter a grata surpresa de ver melhor o que está diante dos seus olhos.


No #CoachingDeEquipe ou #TeamCoaching abordamos a #autoliderança que tem como uma das competências a capacidade de perceber a si mesmo e aos outros. Tratamos os desdobramentos das #relacionamentos #intrapessoal e #interpessoal.


Elis Busanello


17/08/2014


bottom of page