top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

MAIS QUE COACHING


Tudo sempre começa com a observação de alguém aberto ao novo. O olhar atento recebe dedicação e chega-se a soluções inovadoras que podem trazer benefícios incríveis para a vida do autor e também para outras pessoas. Desafie-se começando a pensar de forma diferente sobre você. Decida o que deseja viver e crie a sua realidade. Você vai ver que é muito mais divertido e neste lugar a concorrência é menor.



Foi assim com Richard Bandler e John Grinder ao promoverem o encontro que revelou um caminho de sabedoria, a partir da modelagem de performances diferenciadas. E a PNL, assim como outros saberes, sai do empirismo para ser respeitada pela qualidade transformadora de seus recursos.



Neste movimento também o Coaching faz sua história, partindo do suporte a atletas, seguindo para as grandes corporações e depois, disponível para todos aqueles que sentem o chamado para a mudança pessoal e profissional. Fomos treinados a sermos mentais, racionalizando tudo com o objetivo de dar valor aceito pelas convenções da época.



Eis que a sabedoria de Timothy Gallwey, precursor do Coaching com larga experiência com atletas de alta performance, observe com suas habilidades ímpares, que temos uma sabedoria disponível e espontânea, capaz de nos levar a resultados maravilhosos, quando permitimos que nossa mente inquieta se cale e descanse, para que o corpo possa agir. O ego 1 (a mente) é crítico, julgador, impaciente e limitado por ele mesmo. O ego 2 (o corpo) é livre e disponível. E funciona muito bem quando não pensamos a respeito de performance e resultados.



O coaching vem então trazer caminhos para ordenar os processos pessoais, revelando os potenciais para atingir os resultados almejados. Isto é muito prático, lógico, segue protocolos e funciona, uma vez que o Coach e Coachee entreguem o seu melhor.



Então vem o Mentoring e oferece a visão de quem já fez a jornada, onde superação é mais do que atingir resultado pontual e tem a ver com tornar-se uma pessoa melhor, disponível para a vida e seus desafios, estabelecendo novos patamares de recursos e atitudes movidas por pensamentos, estimulados por sentimentos fortalecidos.




Portanto, Coach e Mentor são maestros que tem à disposição inúmeros recursos para dar suporte ao cliente, Coachee e Mentorado. Algumas metodologias trabalham com agendas previstas e protocoladas. Outras metodologias são livres e as respostas atendem às demandas do dia apresentadas pelo cliente. Estas contam com a competência profissional para fazer as melhores escolhas de técnicas e abordagens e contribuir com a melhoria e superação dos limites até então sustentados.



Podemos comemorar. Coaching e Mentoring vieram para levar as pessoas à oitavas acima, em níveis superiores de performance e tranquilidade, com resultados mensuráveis e na qualidade de vida, sutil e tão importante, onde mudar é aprender a ser melhor e mais feliz, no aqui e agora.


Elis Busanello

Master Coach e Mentora com formações e experiências em PNL desde 1994.



bottom of page