top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

PORQUE O LEÃO É O REI

Por que o leão é o rei da selva se ele não é o maior nem o mais forte dos animais?

Tenho uma amiga que diz: Na vida, ou você nasce com garras, ou você cria garras.

O problema é que as pessoas não nascem com garras igual os felinos e, a maioria delas não desenvolve garras e também não utilizam os recursos que estão disponíveis nelas. Infelizmente aceitam viver uma vida morna, com resultados medianos ou até mínimos.

Provavelmente você conhece alguém que estudou, trabalha muito, continua fazendo cursos, mas não tem resultados positivos proporcionais ao esforço que empenha. E você sabe que muitos acabam se acomodando e acreditando que não conseguem mudar esta realidade.

Isto acontece porque aprisionaram a si mesmas e não usam o potencial que nasceu com elas. O maior erro que cometemos é não acreditar em nós mesmos, pensar que os outros são a causa dos nossos problemas e que os recursos estão fora de nós.

Eu sei como é difícil viver presa e com medo. Eu me dei conta que poderia mudar isto a partir de uma experiência assustadora que aconteceu em 2007. Fui sequestrada junto com minha filha, numa noite chuvosa e fomos muito ameaçadas. Logo no início do sequestro, tentei sensibilizar os sequestradores para nos soltarem. Deu errado e eles se irritaram muito. Então tive que mudar de estratégia e fiz o que funcionou. Falei no ouvido da minha filha que precisávamos controlar o nosso medo, visualizar o dia seguinte perfeito, ouvir com atenção os sequestradores e seguir as ordens deles. O rumo mudou e eles nos libertaram. Rolamos morro abaixo e quando paramos estávamos num buraco com muito barro. Subimos o morro agarrando com as unhas o capim entre as pedras. Literalmente, criamos garras para subir, vencer a escuridão e o medo. O que eu aprendi com isto?

O silêncio dos dias que se seguiram a este evento, foi reservado para pensar. Lembrei da frase da minha amiga Eloy Farah. Ela tem razão, podemos criar garras e usá-las todos os dias. Para isto precisamos acreditar e acessar os potenciais que já temos, assim como fazem os animais, com suas habilidades extraordinárias. Eu me dei conta que naquela noite, levaram todos os nossos recursos externos, mas nós tínhamos nossos próprios recursos além das garras, e foi com ajuda deles que tivemos um ótimo resultado. A partir destas percepções criei o método Os 5 sentidos da performance animal, para ajudar a transformar a vida de muitas pessoas, e faço isto há mais de 10 anos.

Os sentidos você já conhece. Agora reconheça-os na versão da alta performance animal e use estes recursos sem moderação.

Visão – Olhos de águia - Tenha propósito. Defina onde quer chegar, com objetivos, metas claras e indicadores. Com presença atenta ao momento e aos princípios que norteiam suas ações, mantenha o olhar conectado ao futuro desejado.

Audição – Ouvidos de coruja - Tenha mentores. Estude, pergunte, ouça, seja curioso e inovador. Aprenda todos os dias. Encontre pessoas inspiradoras para aprender com elas.

Olfato – Olfato de cavalo - Identifique oportunidades. Além de muito elegante, o cavalo é um grande farejador que seleciona com quem se relaciona e tem sensibilidade para escolher o que lhe faz bem, assim como é capaz de identificar as ameaças.

Paladar – Bico de pássaro – Comunique-se bem. Os pássaros escolhem e se alimentam somente dos nutrientes que precisam e encantam com o seu canto. Podemos ser mais responsáveis com aquilo que nutre nosso corpo e pensamentos e, com certeza devemos nos empenhar para usar melhor as palavras. Tato – Pata de elefante - Relacione-se bem. Os elefantes têm um grande senso de equipe e escolhem os terrenos pela sensibilidade das patas, adaptando-se para superar as dificuldades de movimento. Seja sensível, forte e inclusivo, conciliando as diferenças.

Não é incrível que os cinco sentidos que temos disponíveis são a parte mais forte dos animais e nós, também podemos utilizá-los abundantemente?

Agora que você sabe que pode ter uma performance animal utilizando bem os seus sentidos, talvez você queira me perguntar: Por que o leão é considerado o rei da selva se ele não é o maior e mais forte dos animais? A resposta é: O leão tem autoconfiança. Ele utiliza muito bem as suas garras e os seus cinco sentidos. Seja um como um leão, que nasce filhote como todos os outros animais, cresce desenvolvendo garras e autoconfiança. Com “esta pegada” você também será admirado entre os líderes da sua organização. E num futuro breve, eu posso ver você comemorando com a sua equipe, celebrando e curtindo a vida com as pessoas que você ama, com sucesso e felicidade animal, inspirando pessoas a terem também uma incrível vida profissional e pessoal.



bottom of page