top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

PORTO SEGURO

Vivemos um período de incertezas e os líderes são os mais pressionados neste momento.


Provavelmente você está observando isto e talvez até sentindo na pele.


Um novo desafio deste cenário é liderar remotamente. Se por um lado o distanciamento protegeu e permitiu realizar o trabalho no home office, para algumas atividades, como ficou o engajamento? E depois desta experiência, como será o retorno às rotinas de trânsito, horário prolongado e refeições fora de casa? E frente à recessão, como os colaboradores estão reagindo?


Todas estas questões são importantes e urgentes, e os líderes então descobrindo no dia a dia como vão lidar com elas.

Algumas fábricas estão observando o aumento da produtividade. Neste primeiro momento, talvez pelo medo de demissão, é a motivação imediata, mas ela não vai se sustentar por muito tempo. O medo exaure as pessoas e cai a produtividade, e logo estes trabalhadores sentirão a sobrecarga emocional. Para evitar isto, as empresas precisarão ter uma atenção para despertar a autorresponsabilidade e o engajamento real.


O home office não foi planejado, aconteceu de repente e os profissionais tiveram que se adaptar. A home school também não foi uma opção. Ensinar os filhos substituindo as aulas da escola, conciliando com o trabalho da empresa em casa, é uma nova demanda é bem desafiadora. Ambos são resultado de uma exigência que ninguém pôde contestar. Mas a obrigação que aceitaram, não é garantia de produtividade, satisfação e qualidade de vida.

Somos todos ou quase todos, marinheiros de primeira viagem no meio de uma forte tempestade. Sabemos que mar calmo não forma bons marinheiros. Portanto, também estamos diante de oportunidades. E a direção será dada pelos comandantes dos barcos, os líderes.


Todos querem chegar a um porto seguro. Então, seguimos enfrentando as ondas até que a âncora possa ser lançada em terra firme. Máscaras, álcool, sabão, celular e wi-fi são nossas ferramentas. Acrescente flexibilidade, vontade e solidariedade. E teremos o que precisamos para criar a prosperidade coletiva.




bottom of page