top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

Seu modelo mental - Mindset

Pense nos seus dias cheios de atividades… Consciente ou inconscientemente no meio disso tudo, são revisitados muitos momentos da sua história de vida, através de conexões instantâneas, na maioria das vezes imperceptíveis. É de lá destas situações do passado que colhemos as informações que vão afetar as decisões de hoje. Temos, individualmente, representações internas diferentes uns dos outros, porque cada um viveu a experiência a seu modo e tirou dela o que lhe coube, o que foi mais adequado e confortável no momento.



Todas as situações acabam sendo positivas no sentido de oferecerem oportunidade de aprendizado. E mesmo que o que lhe vem à mente sejam lembranças doloridas, acolha, agradeça, observe o que você está sentindo e como está agindo a partir disto.

Se for entusiasmo, ele pode ser demonstrado por leveza e disposição. Não precisa contar mais uma vez aquela história que começa com “Eu fiz, eu fui, eu gosto, eu acho, eu faço diferente”. O seu melhor em relação aos outros pode ser uma dominação do seu ego, que está lhe impedindo de ampliar os seus conhecimentos. E suas críticas podem ser revistas com empatia, uma vez que você sabe que aqueles com quem você interage, também tem suas próprias experiências e isto os faz diferentes e portanto, complementares. Todo sábio é as vezes mestre e na maioria das vezes um aprendiz dedicado.

Se for aborrecimento, também não nivele os outros ou os contextos por suas sensações, afinal, enquanto você discorda, contesta e reclama do calor ou do frio, muitos estão produzindo aparelhos de ar condicionado, ventiladores, estufas e outras soluções para harmonizar o clima nos ambientes.




Nossas experiências resultaram em um mapa mental único, influenciado pela cultura e a época em que vivemos. E a convivência entre as pessoas resulta em algumas semelhanças, que criam sistemas coletivos, modelos mentais identificados, embora jamais idênticos. A PNL diz "o mapa não é o território" para explicar que vemos conforme nós somos e não como as coisas são.


O seu mapa é único, é o seu modelo mental, seu mindset, nem maior, melhor, menor ou pior. Para evoluir é importante que você seja uma pessoa aberta a ampliar sua visão do mundo e isto passa por reconhecer que o mundo que vemos é da forma como vemos, não como o mundo é. Isto vale para qualquer detalhe, pessoa ou situação. O que vemos é o reflexo do nosso mundo, não corresponde à verdade absoluta.


Elis Busanello

Master Coach

bottom of page