top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

Trabalhar por dinheiro já era!


Trabalhe por riquezas porque trabalho sem tempo e sem dinheiro, é vida de miséria.

Você também está no grupo que diz que está esperando se aposentar para ter uma vida melhor? Eu imagino que isto acontece porque provavelmente você tem pouco tempo sobrando. E daí pensa que na aposentadoria vai fazer coisas que hoje não tem tempo para fazer. Talvez você conheça alguém que tem tempo, mas não têm dinheiro. E é provável que você ou outras pessoas que conhece, não tem nem tempo e nem dinheiro. Nossa, fico pensando que nestes casos, a vida deve estar difícil mesmo! Até posso ver seus ombros carregando uma mochila bem pesada e seu coração apertado reclamando: - Onde isto vai dar? Esta minha vida sem graça me entristece e tira as forças.

Imagino que você vai concordar comigo que esta não é a vida sonhada por ninguém e, se não fizer algo rápido, daqui a um ano ou dez anos, vai estar sofrendo nesta mesma rotina atarefada e sem satisfação.

Minha experiência diz que você precisa aprender a fazer o que traz resultados. Por mais que você diga que já está fazendo isto, tem coisas para melhorar. Ou, se já está fazendo a coisa certa, então você tem tempo, dinheiro e satisfação. Você tem pelo menos um destes três em abundância?

Se não tem tempo, dinheiro ou satisfação em abundância, então vamos ao que interessa: Para mudar, você vai precisar eliminar coisas que estão roubando seu tempo e a sua energia.

Sugiro estas quatro ações. Elas estão ilustradas por animais que você deve afugentar. Eles são verdadeiros ladrões da qualidade no trabalho.

1. Rastrear seus maus hábitos - Mico

2. Parar de perder tempo – Beija-flor

3. Rastear pensamentos tóxicos – Porco-espinho

4. Identificar os anestesistas e os contaminados - Javali

Aqui os animais têm a função didática de ilustrar, para ajudar a compreender as distorções, que estão roubando potencial de melhorias dos seus resultados no trabalho.

O “mico” é aquele macaquinho agitado representado pelas coisas que você deixa fora do lugar, pela bagunça e desorganização, pelos maus hábitos que prejudicam sua saúde, aparência de desleixo, má postura e atitudes fora do contexto. Ser espontâneo sim, ser inconveniente jamais. Isto é mico! E se você não controlar este macaco abusado, ele vira um dragão, destruindo sua produtividade e reputação. Você vai acabar sentindo vergonha e não quer passar por isto, tenho certeza.




O “beija-flor” é animal que mostra como você perde tempo com bobagens. Ele é tão agradável de ver, que hipnotiza. São as redes sociais, os games, novelas, realitys, séries, intervalo esticado no cafezinho, e outras ilusões. Chamo de beija-flor porque parece inofensivo, mas é um poderoso ilusionista. Você se perde observando-o e, logicamente, perdendo oportunidades de ganhar dinheiro. Se continuar seguindo os beija-flores, vai acabar se sentindo triste e frágil.

Cada crença limitante é um “porco-espinho” afastando você daquilo que deseja. E a mente sustenta muitas crenças negativas disfarçadas de “prevenção, cuidado e responsabilidade”. São como aviso prévio de demissão. Depois que recebe o aviso, ninguém trabalha mais 100%. São pensamentos que afastam você daquilo que deseja. Você diz: “Falar inglês é difícil para mim, porque sou de origem italiana’. “É difícil ganhar dinheiro”. Com certeza assim, a tendência é não realizar, porque o seu pensamento está fechado. E esta estagnação traz a raiva, que poderia ser uma energia para provocar mudança, mas como “mudar é difícil” e “sentir raiva é feio”, você continua justificando seus impedimentos.

O “javali” está contaminado e sujo daquilo que o está alimentando. Se você continua fuçando em programas de TV ruins, ouvindo e propagando notícias de baixo astral, fazendo bullying e contando piada de mau gosto... Se você participa de conversas de baixo calão, propaga o desânimo dos anestesistas que acham que não funciona mudar e investir, então você está ganhando peso e vai virar churrasco. E você fica pesado para a companhia carregar, quando cai no sofá da apatia e do conformismo.

Tenho certeza que você concorda que os animais merecem ser respeitados e preservados. Se você aprecia esta ideia em relação a eles, então porque continua fazendo tanto mal a você, e aos que convivem com você, privando-os dos resultados das suas qualidades colocadas a serviço?

Então vamos colocar sentido no trabalho?

Cada macaco no seu galho. E em se tratando de produtividade, com tempo livre e dinheiro no bolso, arrume as gavetas, mesa, arquivos no computador, grupos nas redes sociais, horários de acessar variedades, cuide da sua aparência e das personas que você vai adotar em cada contexto. Ex.: Se você trabalha no RH de uma empresa e está fazendo o lançamento de informações para o e-social, sua persona é técnica, pragmática e focada. Mas se você vai ao sindicado tratar de um aumento solicitado pela categoria, você estará na persona ouvinte, questionadora e negociadora, na melhor versão representativa da sua empresa.

Dê um basta nos beija-flores que entram pela janela da sua distração. De hoje em diante, foque no que é importante e deve ser feito. Perder tempo seguindo hipnotizado por banalidades, não mais! No lugar, escolha utilizar o seu tempo para expandir suas habilidades de relacionamento, liderança, comunicação e entrega de resultados. O beija-flor é o único animal que se move em todas as direções e consegue pairar para contemplar. Seja um beija-flor puro sangue. Desenvolva-se!

Dizem que os espinhos do porco-espinho, quando espetam uma pessoa, devem ser tirados com urgência, porque eles caminham em direção ao coração. Pelo sim, pelo não, arranque estes espinhos da sua vida e não permita mais que negatividades dos seus pensamentos apequenem as oportunidades e o seu potencial. No lugar das crenças limitantes, suas e daqueles com quem convive, coloque novas crenças impulsionadoras e se empenhe em fortalecer seu novo eu, sob novos paradigmas de foco e determinação, valorizando o tempo da sua vida.

E finalmente, para de empanturrar a sua mente com lixo. Escolha leituras e vídeos nutritivos, conversas edificantes e estudos que o desafiem e o levem a novos patamares. Se afaste de pessoas que reclamam e instigam fofocas, críticas e julgamentos irresponsáveis. Melhore o nível dos seus bandos de relacionamentos na família, trabalho, saúde, esportes, conhecimentos, sociais, etc. Escolha conviver com pássaros que treinam para voar alto.

Com esta mudança você deixa de ser um gastador de vida e passa a ser um investidor. Tempo é vida e você agora sabe como investir vida na vida. E dá certo porque você enxerga e aproveita as oportunidades. Então ganha mais dinheiro e tempo de qualidade para si e para entregar nos ambientes onde convive, em relações pessoais e profissionais, harmoniosas, prósperas e gratificantes.

Bem-vindo ao bando dos investidores, onde tempo e dinheiro são recompensas para desfrutar a vida!

Se você gostou deste tour pela observando a fauna na sua vida, acompanhe as minhas postagens que logo tem novidades. Vamos colocar ritmo nesta mudança?

Se não for agora, quando?

Elis Busanello

bottom of page