top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

VIVER COM AUTONOMIA

Sem autonomia somos dominados facilmente.


Fico triste vendo pessoas que desejam trabalhar, estudar e prosperar, sendo subjugadas em sua autonomia.


E fico preocupada quando elas não reagem, porque estão fracas, dominadas pelo medo.


Provavelmente você conhece alguém, que precisa lutar pelo sustento dos filhos. Pais e mães trabalham para dar o melhor para os seus. E quando não conseguem, sofrem, as famílias se desestruturam, as relações enfraquecem e as rupturas causam dor e sofrimento para todos, especialmente para as crianças.


Isto acontece quando os seres humanos são impedidos de tomarem as decisões, por imposição de alguém que usa o poder, ignorando as necessidades das famílias e dos trabalhadores.


Eu lembro quando meu pai foi excluído de uma sociedade porque queriam só as pessoas de uma família entre os sócios, e ele tinha outro sobrenome. Ele ficou arrasado. Eu lembro quando a minha mãe não podia dizer em que candidato ela votava, porque precisava manter o seu emprego. Ela ficava constrangida de ter que esconder isso. Eu lembro quando eu não podia falar, porque tratava um câncer de laringe, eu estava fraca e meus filhos tinham medo de me perder. Em todos estes casos sentimos medo, a família ficou fraca e foi difícil manter a autoconfiança, porque a autonomia estava impedida de fluir em nossas vidas.


Por isto sou convicta ao afirmar que todos temos direito à nossa autonomia, às nossas escolhas e às consequências delas. "Viver com AUTONOMIA é produzir a seiva da própria vida", como diz o Mestre Roberto Shinyashiki.@rshinyashiki


Viver com autonomia é ser autorresponsável pelo próprio sustento, crescimento, aprendizados e resultados.


Olhe para os seus filhos, familiares e amigos e decida ser um exemplo de pessoa que busca soluções, que não descansa enquanto não conquistar o seu espaço, a seu sustento digno, a sua liberdade de expressão, de ir e vir, para realizar o seu propósito de vida.


Eu acredito em você! Você pode e merece ser o autor da sua própria história.




bottom of page