• Elis Busanello

Coaching Individual nas empresas

Coaching individual nas empresas


O Coaching é um processo para aprender a enfrentar limitações, desenvolver habilidades e competências, abordando as relações humanas tanto profissionais como pessoais.


A aquisição de competências através dos treinamentos convencionais adotados nas organizações, não traz resultados satisfatórios para o aumento do desempenho e satisfação dos colaboradores. Temos escutado isto de profissionais de RH e outros líderes de áreas de negócios.


Nas relações em geral, as pessoas precisam do apoio umas das outras. O ser humano reconhece suas insuficiências ao ser desafiado, sofrer pressão, ser questionado e exigido, ao se relacionar e lidar com problemas. É preciso evoluir para o apoio ao aprendizado, onde não se solucionem apenas os aspectos operacionais, mas ao mesmo tempo os sensos de pertencimento e incorporação de novos conhecimentos. É necessário que se faça uma transformação pessoal antes de profissional, ou seja, precisamos de pessoas que tenham iniciativa, criatividade, envolvimento, que pensem antes de executar as tarefas, que saibam envolver a equipe em um trabalho motivador e que saibam equilibrar suas emoções para o benefício de todos.


O Coaching traz às empresas uma metodologia para trabalhar em ambientes com alto grau de competitividade, com pessoas e ambientes distintos, de forma estruturada e objetiva, profissional e motivadora. E é também uma forma de qualificação profissional, pois oferece aos coachees oportunidades de aprendizagem para lidar com as relações e os obstáculos do cotidiano.


Estas são algumas vantagens e benefícios do Coaching no ambiente empresarial:


Personalização dos atendimentos de acordo com as demandas do coachee;


Direcionamento do Coaching de acordo com os objetivos da empresa e da liderança;


Profundidade na abordagem e confidencialidade dos temas pessoais;


Feedback aos líderes e alinhamento da continuidade do processo de coaching;


Acompanhamento das métricas de resultados individuais e coletivos;


Aplicação de testes de mapas do autoconhecimento (assessment) para dar suporte ao processo: DISC, MBTI, Metacompetence, Compulsors, Eneagrama, etc;



O coachee desenvolve habilidades para conduzir e motivar pessoas, a partir das experiências que tem com o seu Coach.


O coaching é um método que apoia processos gerenciais.


No âmbito pessoal, contribuiu para um maior nível de conhecimento de abordagens de comunicação empática, começando por conhecer melhor a si mesmo, como a principal testemunha do seu desenvolvimento. É comum ouvir dos coachees que um dos maiores problemas deles é a ansiedade, fruto do ambiente sob pressão por resultados. No processo de Coaching a ansiedade ganha atenção especial, pois a qualidade de vida é, com certeza, determinante para os resultados da performance profissional.


Em minha experiência nas empresas, tenho observado que os colaboradores escolhidos para receber o apoio de um coach, sentem-se reconhecidos pelo investimento feito neles, e se empenham para retribuir a confiança depositada pela empresa.


As organizações com visão global, por menores que sejam em faturamento, quando tem líderes atualizados, eles sabem que as mudanças precisam ser feitas com agilidade e, são os resultados efetivos que garantem a sustentabilidade dos negócios, o valor da marca no mercado e o desejo dos clientes em adquirir os produtos e serviços. E por estas razões o Coaching é o processo que oferece o melhor e mais ágil suporte para gerar resultados.


Em outro artigo abordo o formato do acordo de Coaching que considero mais eficiente, para ser praticado com as empresas e com os colaboradores.


Elis Busanello

Master Coach

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