top of page
  • Foto do escritorElis Busanello

VALORES

Os valores são o norte das nossas escolhas. Fico triste quando que algumas pessoas vivem uma vida difícil, sem contemplar aquilo que o coração delas pede para ser atendido. Provavelmente você conhece alguém que vive a vida dos outros, que se deixa de lado e leva uma vida sem realizações pessoais. Pode ser que em algum momento isto também aconteceu com você. Ou acontece quase sempre?

A causa disto é que você não está atendendo aos seus valores e está se iludindo com uma vida que não nutre a sua alma. E se você pudesse saber porque se apaixonou por "aquela" pessoa? E se você pudesse compreender porque quis aquele trabalho e porque depois não quis mais?

Todos temos valores que regem como vivemos, ou como queremos viver. Tem os valores gerais da vida e tem os valores relacionados a cada área da sua vida. A identificação dos seus valores ampliará o seu autoconhecimento e você se sentirá confiante nas decisões. Ficar ou sair de um relacionamento, investir ou não investir em algo, fazer trabalho social, reunir a família, etc, tudo fica mais claro quando você sabe quais são os valores da sua vida e das áreas específicas.

Pergunte-se: - O que é importante para mim? O que eu não abro mão? O que acontece na área X e me deixa muito feliz? O que falta quando eu estou insatisfeito?

Observe as pessoas que você admira (ou não) e vai saber porque você está identificado com elas (ou não está). Valores como família, amor, prosperidade financeira, saúde, trabalho, amizade, respeito, liberdade, paz, estão relacionados à vida, à finalidade da existência.

E tem os valores que você relaciona a cada área. Escolha uma área e veja o que é importante que exista lá, para você ficar satisfeito. Ex: Sobre o trabalho, identifique os valores de conduta, as situações que se manifestam na prática do dia a dia, como horários, relacionamentos, acordos, salário, oportunidades, etc.

Valores e crenças são muito importantes. Os valores são diretrizes do coração. As crenças são diretrizes da mente. Você pode ter ótimas escolhas em ambas e ser uma pessoa positiva para si e para a sociedade.




bottom of page